Atividade física regular melhora a memória e cognição em idosos

Há vários razões para a prática de atividade física regular – reduzir o risco de doença cardiovascular, baixar o peso, melhorar a pressão arterial, prevenir a depressão ou simplesmente melhorar o visual e a autoestima.

Aparentemente a atividade física regular pode melhorar também a memória e a cognição. Um estudo realizado por pesquisadores da University of British Columbia mostrou que o exercício aeróbico regular aumenta o tamanho do hipocampo no cérebro, uma região relacionada a memória verbal e aprendizado. No entanto, atividade física resistida, como musculação, não apresentou os mesmos efeitos.

O estudo foi conduzido com 86 mulheres de 70 a 80 anos de idade, em Vancouver, Canadá, que referiam alguma dificuldade com a memória. As participantes realizaram atividades aeróbicas de 60 minutos por dia no estudo e os benefícios ficaram mais evidentes após 6 meses de prática regular.

Os resultados são animadores – primeiro que mostram que há benefícios da atividade física regular mesmo começando tarde; segundo, estima-se que surja um novo caso de demência a cada 4 segundos no mundo e a atividade física regular pode ser uma forma eficiente e barata de prevenção.

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Para saber mais sobre o estudo:
Physical Activity Improves Verbal and Spatial Memory in Older Adults with Probable Mild Cognitive Impairment: A 6-Month Randomized Controlled Trial
Lindsay S. Nagamatsu, Alison Chan, Jennifer C. Davis, B. Lynn Beattie, Peter Graf,1 Michelle W. Voss, Devika Sharma,2 and Teresa Liu-Ambrose

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