Dormir com luz acesa ou televisão ligada aumenta risco de obesidade, aponta estudo

Sabe aquelas luzes de LED dos aparelhos? Ou o hábito de dormir com a TV do quarto ligada? Talvez essas duas coisas podem estar contribuindo para você ganhar peso.

Um estudo publicado no periódico JAMA buscou respostas sobre o quanto as luzes artificiais a noite podem influenciar o ganho de peso. A pesquisa foi realizada com mais de 43.000 mulheres e avaliou o ganho de peso ao longo de 1 ano.

As mulheres que referiam ter alguma fonte de luz dentro do quarto ou tv ligada enquanto dormiam tiveram ganho de até 5kgs de peso em um ano. O trabalho concluiu que a higienização do sono pode contribuir com a redução de risco de obesidade e ganho de peso.

Apesar de não ser a causa para obesidade, a exposição a luz artificial durante o sono claramente demonstrou efeitos nocivos no peso e devem ser evitadas.

Para mais informações sobre o estudo:
Park YM, White AJ, Jackson CL, Weinberg CR, Sandler DP. Association of Exposure to Artificial Light at Night While Sleeping With Risk of Obesity in Women. JAMA Intern Med. Published online June 10, 2019179(8):1061–1071. doi:10.1001/jamainternmed.2019.0571

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.