Dia nacional de combate ao câncer – confira seis ações que você pode tomar para reduzir o risco de câncer.

O 27 de novembro marca o dia nacional de combate ao câncer. Aproximadamente um terço das mortes por câncer poderiam ser evitadas com adoção de hábitos de vida mais saudáveis. Confira 6 ações que você pode fazer para reduzir o risco de câncer:

1.Busque uma dieta saudável.
Estudo de fevereiro de 2018 publicado no British Medical Journal (BMJ) sugere que um aumento de 10% no consumo de alimentos industrializados aumenta em 12% o risco de câncer em geral e 11% o risco de câncer de mama. Indivíduos com padrões alimentares que favorecem inflamação, com consumo de alimentos ultraprocessados, grãos refinados e carne vermelha apresentam 44% maior risco de câncer de cólon do que pessoas que adotam uma dieta equilibrada.

2.Pratique atividade física regularmente
Pessoas com maior nível de atividade física apresentam as menores taxas de diversos tipos de câncer, como esôfago, pulmão, rim, cólon e mama comparado com indivíduos sedentários. Um estudo com quase 1.4 milhão de pessoas dos EUA e Europa publicado no JAMA Internal Medicine identificou risco reduzido de câncer de 7 a 38% nos indivíduos fisicamente ativos em comparação aos sedentários.

3.Mantenha seu peso (ou melhor composição corporal) dentro dos limites saudáveis
A obesidade está relacionada, com evidências científicas robustas, a pelo menos 11 tipos de câncer, entre eles cólon, pâncreas, mama, ovário e gástrico. O excesso de gordura corporal promove alterações inflamatórias e hormonais que são fatores de risco para o câncer.

4.Evite o alcool
Consumo excessivo de álcool – mais de uma dose por dia para mulheres e duas por dia para homens está correlacionada a risco maior de câncer, aumento dos níveis de estrogênio, danificação do DNA e proteínas. Aparentemente o câncer de mama é o mais sensível ao consumo excessivo de álcool.

5.Não fume
Toxinas no tabaco são substâncias carcinogênicas – aumentam consideravelmente o risco de câncer em geral, e particularmente de pulmão, língua, boca, laringe e vesícula. A boa notícia é que parando de fumar, em até cinco anos seu risco de desenvolver câncer cai já pela metade.

6.Mantenha níveis adequados de vitamina D
Publicação recente (março de 2018) no BMJ mostrou a associação de níveis reduzidos de vitamina D e câncer – manter seus níveis de vitamina D adequados oferece risco 20% menor de desenvolver câncer em comparação com indivíduos com insuficiência de vitamina D.

Referência:
American Câncer Society, 2018
Harvard Health Publishing, 2018

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