Importância da atividade física na manutenção e aumento da saúde!

Você tem praticado atividade física regularmente? Se sim parabéns! Se não, você está deixando passar uma oportunidade de manter e/ou aumentar sua saúde, principalmente, se praticar atividade física de maneira correta.

Pois dependendo do exercício e do modo que pratica os exercícios os resultados podem ser menores do que você imaginava obter.

Para aumentar a saúde e o bem-estar há exercícios melhores que outros.

Pesquisas tem mostrado que a MUSCULAÇÃO e o treino intervalado (HIIT) levam a melhores resultados.

CORRIDA também seria uma boa opção, desde que seja por até 30 minutos, segundo algumas pesquisas. Acima disso, a inflamação e produção de radicais livres poderiam trazer prejuízo à saúde. Lembra das Olimpíadas? Os corredores das provas de 100 metros, que duram 10 segundos, aparentam ter bem mais saúde do que os atletas que competem na maratona, provas que duram mais de 2 horas.

Há exercícios que vão melhorar a saúde cardiorrespiratória e há outros que vão melhorar a saúde emocional, como o Tai Chi Tchuam, por exemplo.

Qualquer exercício é melhor do que ficar parado. Por isso, os smartwatch, os relógios inteligentes, como o Apple Watch, Garmin, entre outros, já avisam os usuários que precisam movimentar-se a cada hora. Mas quanto mais intenso o exercício melhor! Então converse com seu médico e educador físico para orientar o máximo de intensidade que você pode atingir e como chegar neste máximo.

Mas por que a prática de atividade física é importante para nossa saúde?

Porque o nosso corpo se adapta a situação que está vivenciando. Exemplo: se não utilizamos os músculos dos membros superiores (braços) eles se atrofiam, porque não precisam ser grandes, gastar muita “energia” produzida pelas mitocôndrias (parte da célula que gera energia) sem tem com o que gastar, pois não são estimulados. Já no outro extremo, se fizermos muita musculação com os membros superiores, a cada dia a musculatura crescerá, conseguiremos aumentar a carga (peso) e teremos mais saúde, pois quanto mais músculo, mais saudáveis seremos por ter muitas mitocôndrias gerando energia para o nosso corpo gastar. Dificultando assim o desenvolvimento das doenças.

Atividade física pode e deve ser realizada por qualquer pessoa. É só adaptar-se a sua situação atual. Exercício físico é tão importante que pacientes submetidos a cirurgias cardíacas, ortopédicas, aguardando transplante cardíaco, entre outras, são estimulados pelos fisioterapeutas a exercitar-se precocemente, tanto na fase hospitalar como após a alta hospitalar.

Outra informação importante: Quanto maior a regularidade da atividade física semanal, melhor; respeitando sempre o período de recuperação de cada grupo muscular. Quanto mais tempo você pratica atividade física, também mais saudável será. Veja o exemplo de Abílio Diniz que começou se exercitar-se há mais de 50 anos e hoje está colhendo os frutos aos 83 anos, em plena forma física, mental e intelectual, trabalhando comandando grandes empresas.

Para obter um melhor resultado é necessário ter uma alimentação adequada.

Se tiver condições faça atividade física com supervisão na academia, por exemplo. Ou na clínica caso você precisa de supervisão especializada devido uma situação específica. Mas é possível praticar atividade física ao ar livre, nos parques ou praças. Aqui em Brasília há vários pontos onde há aparelhos nas quadras para a prática de atividade física. Em várias cidades do país existem aparelhos semelhantes. Podemos praticar também em casa assistindo vídeos no YouTube ou aplicativos dos celulares.

Para ter e/ou aumentar a saúde é necessário esforço. Por isto quanto mais intenso o exercício, quanto mais aumentar sua frequência cardíaca, ou maior o peso na musculação melhor, mais benefício para a saúde! Mas sempre faça uma avaliação antes com seu cardiologista, que possivelmente, solicitará um teste ergométrico para orientá-lo quanto esforço sua condição permite. Comece devagar e vá dificultando aos poucos a intensidade do exercício.

Nas Lives que tenho feito no Instagram tenho frisado o quanto é importante estarmos o mais conscientes possível de todos os nossos atos ao longo do dia. Está focado no que estamos fazendo. Com a atividade física é igual. Faça o exercício pensando em cada movimento que está fazendo, se está na posição correta, se estiver correndo prestar atenção se a pisada está adequada… Por isso que quando faço atividade física não uso fone de ouvido nem assisto televisão na academia para não me distrair, executar o exercício de maneira errada e me machucar. Qualquer sinal de desconforto interrompa o exercício!

A Musculação é a atividade que mais melhora a saúde.

À medida que envelhecemos perdemos massa muscular se não fizermos musculação. Isso pode levar à sarcopenia que é um indicador de envelhecimento e causa de doença. Pois quanto mais fraco ficar o corpo, maiores serão as doenças instaladas. E quanto mais recuperar a massa muscular e a força mais saúde irá recuperar.

Se tem dúvida sobre como começar a musculação segue algumas dicas: preste atenção na postura correta; comece com pesos bem leves e aumente gradativamente até atingir o limite tolerável que é a falha muscular; se sentir dor ou algum desconforto pare; não se distraia com o movimento da academia, barulho de música ou televisão; não se comparece com ninguém, o foco é você está melhor hoje do que estava ontem.

Treino Intervalado HIIT (treinamento intervalado de alta intensidade).

Neste tipo de treino você faz o exercício, por exemplo, correr na maior velocidade possível por um período de tempo curto, descansa alguns segundos, e repete este ciclo várias vezes. No método Tabata alterna 20 segundos de exercício intenso com 10 segundos de descanso, 8 ciclos. Quanto mais intenso o exercício melhor o resultado, com aumento da sua capacidade cardiorrespiratória. Aqui vale a recomendação de conversar com seu médico ou educador físico sobre sua aptidão.

Quanto aos exercícios aeróbicos, como corrida, ciclismo, natação , entre outros, estudos tem sugerido que a produção de radicais livres, que inflamam e envelhecem nosso corpo podem ser maiores do que conseguimos nos defender em exercícios longos, superiores a 30 minutos. Então converse com seu médico ou educador físico se quiser começar a treinar para uma maratona sobre os benefícios e eventuais malefícios para o seu templo.

Não sei quando você leu este texto, mas no dia 7 de setembro de 2020 farei uma Live no Instagram abordando a importância da prática de atividade física na saúde. Se perdeu devo deixa-la gravada no Instagram e no YouTube.

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