Precisando perder uns quilinhos? Que tal então substituir o açúcar e colocar um adoçante no lugar? Parece interessante, certo? Pois é. Só parece.
Uma publicação do periódico British Medical Journal (BMJ) revelou um estudo que analisou mais de 50 pesquisas sobre o impacto do uso de adoçantes no peso, no controle glicêmico, doenças cardiovasculares, câncer e IMC – o estudo conclui, de forma simplificada, que não há diferença entre o uso desses adoçantes e o açúcar.
O estudo buscou também identificar possíveis efeitos colaterais no uso dos adoçantes, mas os resultados foram inconclusivos.
Apesar dos resultados, alguns estudos mais recentes apontaram evidências de que a substituição de bebidas açucaradas por alternativas sem açúcar reduzir o ganho de peso em determinados grupos, como crianças e adolescentes.
Há necessidade ainda de mais pesquisas relacionadas ao tema, bem como pesquisas com maior tempo de duração. Talvez a melhor alternativa seja reduzir o uso de açúcar no seu dia a dia ao invés de buscar substituto. “Treinar” o paladar para tomar aquele cafezinho sem açúcar pode produzir melhor resultado para sua saúde do que simplesmente adicionar um adoçante.
Referências:
Non-sugar sweeteners and health
BMJ 2019; 364 doi: https://doi.org/10.1136/bmj.k5005 (Published 03 January 2019)