CoQ10 na ICC


A insuficiência cardíaca congestiva, ou ICC, é uma condição clínica em que o coração não consegue bombear sangue com a “força” necessária para o suprimento do sangue pelo corpo. A falta de CoQ10 tem sido avaliada nestes casos. A ICC leva a uma série de comprometimentos no dia-a-dia dos indivíduos com essa condição.

ICC traz limitações

A queixa mais comum na ICC é fadiga, ou cansaço fácil aos esforços. Desde grandes esforços, como subir escada e tomar banho, até esforços mais simples, como lavar louça ou caminhar. A ICC é uma causa comum de procura aos consultórios e emergências cardiológicas.

Emergência cardiológica por ICC

Com a progressão da doença o indivíduo fica cada vez mais restrito, muitas vezes somente a cama, sofá ou cadeira de rodas. Esta progressão é devido em muitos casos a hipertensão arterial sistêmica mal controlada, infarto ou angina do miocárdio que não receberam tratamento no tempo ou qualidade adequada.

Os diabéticos são os pacientes que mais me trazem preocupação. Isto porque o diabético pode apresentar problema em qualquer órgão do corpo. Os mais temíveis são: o cérebro provocando o acidente vascular cerebral, no rim provocando a insuficiência renal e no coração, onde leva a infarto e angina, que podem evoluir para a insuficiência cardíaca.

Estudos mostraram que pacientes com insuficiência cardíaca, ICC, tem níveis de coenzima Q10 mais baixos.

Estudos tem sugerido que a suplementação de coenzima Q10 – CoQ10, trazem benefício junto do tratamento habitual da insuficiência cardíaca.

Esses ensaios clínicos mostram que os suplementos de CoQ10 podem funcionar junto com os medicamentos convencionais para restaurar a capacidade de bombeamento natural do coração, e, principalmente, sem efeitos colaterais.

Esse benefício seria devido a maior produção de ATP pelas mitocôndrias do miocárdio.

Ficou com dúvida sobre este assunto? Deixe um comentário.

Referências:
Mortensen SA, Rosenfeldt F, Kumar A, et al. The effect of coenzyme Q10 on morbidity and mortality in chronic heart failure: results from Q-SYMBIO: a randomized double-blind trial. JACC Heart Fail. 2014;2(6):641-9.


    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: