Hipertensão causa demência?

hipertensão pode levar a demência, morte, cognição diminuida.

Hipertensão e suas consequências.

Hipertensão arterial sistêmica é uma doença frequente, que é fator de risco importante para várias doenças cardiovasculares. Então posso citar: angina, infarto agudo do miocárdio, acidente vascular cerebral, insuficiência renal, entre outras. Tendo como consequência a diminuição da qualidade de vida.

Hipertensão também tem sido relacionada a demência e cognição prejudicada em idosos. Mas devido poucos estudos analisarem a longo prazo este efeito, foi realizado este estudo, que foi publicado na Revista do JACC.

pressão alta hipertensão

Objetivo do estudo:

Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar se a hipertensão no longo prazo estaria relacionada com diminuição da inteligência, demência e mortalidade, entre adultos saudáveis do ponto de vista cognitivo.

Resultados da hipertensão no longo prazo:

Através da análise de banco de dados, foram incluídos mais de 16500 pacientes, com idades em torno de 63 anos. Eles foram acompanhados por aproximadamente 8 anos.

A hipertensão sistólica e a pressão de pulso, que é a diferença entre a pressão sistólica e diastólica, ou seja, a diferença entre a pressão maior e a menor, estão associado a declínio cognitivo acelerado, risco elevado de demência e maior mortalidade por todas as causas.

homem idoso com demencia

Conclusão:

Assim, a hipertensão está relacionada no longo prazo ao declínio cognitivo, risco de demência e mortalidade por todas as causas, não somente, devido causas cardíacas, em adultos saudáveis maiores de 50 anos.

É necessário nos esforçarmos para controlar a press e a pressão de pulso dos nossos pacientes para evitar as consequências danosas da hipertensão.

Como controlar a pressão alta?

A melhor estratégia é a prevenção da hipertensão!

Mais importante de tudo é ter um estilo de vida saudável!

Um estilo de vida saudável sempre contribui para a nossa saúde. Por exemplo, alimentar-se com alimentos ao invés de produtos alimentícios, praticar atividade física, descansar através de uma boa noite de sono, ter bons pensamentos.

Controlar o peso é fundamental no combate à hipertensão. Pois sobrepeso e obesidade, levam à pressão alta.

Prova que evitar obesidade funciona é que os pacientes que fazem cirurgia bariátrica, na quase totalidade, deixam de tomar ou reduzem os anti-hipertensivos, melhorando, assim, sua saúde.

E reduzem também medicação para diabetes e colesterol alto.

A segunda opção de tratamento para a hipertensão é tomar remédio, que remedia ao controlar algumas das consequências da pressão alta.

Assim, se voconhece alguém que é hipertenso e precisa saber destes dados? Compartilhe com ela este post e deixe aqui sua dúvida nos comentários.

Até o próximo post!

Dr. Sidney Cunha – Cardiologista

CRMDF: 13983 RQE: 6575

,

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: