Holter 24 horas


O holter 24 horas é um exame muito comum na cardiologia. O holter avalia as atividades elétricas do coração durante um dia inteiro, inclusive durante o sono.

Sua função é detectar, registrar, quantificar e calcular a variação do ritmo cardíaco durante as atividades diárias habituais do paciente, através de eletrodos colados no tórax ligados a um pequeno aparelho na cintura.

É utilizado para identificar a presença de arritmias cardíacas, assim como irregularidades no ritmo do coração, isquemia, alterações repentinas, que vêm e vão rapidamente e acompanhamento de pacientes com marcapasso e para diagnóstico de doença cardíaca. É indicado também em casos de pessoas que têm episódios frequentes de tonturas, desmaios, palpitações, etc.

Costumamos solicitar o Holter de 24 horas, habitualmente, para os pacientes que se queixam de palpitação.

Geralmente não sentimos os batimentos cardíacos no peito. Se alguém sente as batidas do coração aí falamos que ela tem palpitação.

Já arritmia cardíaca é quando o coração bate fora do ritmo. Às vezes, nós sentimos estes batimentos diferentes, o que chamamos de palpitação. Em outras vezes não, aí falamos que ocorreu arritmia cardíaca sem palpitação.

A palpitação pode ser sensação que o coração está falhando ou, no extremo oposto, está muito acelerado.

Já as arritmias podem ser classificadas em dois grandes grupos: as arritmias supraventriculares e as arritmias ventriculares.

Em cada faixa etária há as arritmias mais comuns, mais ou menos graves, mais ou menos sintomáticas (com presença maior ou menor de palpitação), com fatores causais específicos. Por exemplo, é comum encontrarmos fibrilação atrial mais nos idosos.

Em jovens a palpitação pode ser ingestão de bebidas energéticas, café várias vezes ao dia, estresse emocional.

Consideramos a frequência cardíaca normal entre 60 e 100 batimentos por minuto em repouso.

Se seus batimentos cardíacos estão acima ou abaixo desta faixa, sem justificativa aparente, vale à pena conversar com seu médico para avaliar se é necessário realizar um eletrocardiograma ou até o holter de 24 horas.

Ficou com dúvidas? Me conte aqui nos comentários.


    Deixe uma resposta

    %d blogueiros gostam disto: