Sono excessivo


O que pode levar a sono excessivo?

Sono excessivo

Se você estar com sono excessivo isto é um sinal que seu sono não foi reparador o suficiente.

Mas é possível descobrir a causa é atuar para reverter este quadro.

Entre as causas mais comuns estão ir dormir tarde e/ou acordar cedo. Assim você não dormiria a quantidade de sono suficiente. Mas há outras causas que irei abordar neste post.

Entre elas, podemos citar a apneia do sono, muito comum em quem está acima do peso e que ronca. Há estimativas que 1 bilhão de pessoas tem apneia do sono ao redor do mundo.

Consequências:

Consequências de dormir mal

No Brasil, estima-se que mais de 50 milhões de pessoas não dormem bem, tendo como consequência ao acordar no dia seguinte: sonolência, perda da produtividade, irritabilidade…

A insônia tem consequências maléficas no longo prazo, sendo as mais temidas, para mim, hipertensão arterial, diabetes, isquemia, infarto do miocárdio, AVC, entre outras.

Há outras: aumento de peso, depressão, infeções, diminui atenção, envelhecimento rápido.

Ou seja, dormir é fundamental para nossa saúde. Se o sono não importante nós, e todos os animais que dormem, não teríamos chegado até aqui.

Sono excessivo pode ser apneia do sono

Apneia do sono é a ausência de respiração durante o sono. Assim, a pessoa tem falta de oxigenação, o que a leva a acordar, mesmo sem perceber.

Então se alguém falar que você está roncando muito procure seu médico para avaliar se tem apneia do sono e iniciar o tratamento.

Como tratar a apneia do sono e sono ruim?

Como a apneia do sono é comum em quem está acima do peso, emagrecer é fundamental.

Dormir com estômago cheio também interfere com a qualidade do sono. Assim, jante cedo e com alimentos leves, de fácil digestão.

Considero dormir com a barriga para cima a pior posição. Porque nesta posição a língua relaxada tende a obstruir a passagem de ar que você respira. Assim, recomendo que durma de lado com um travesseiro que deixe sua cabeça reta em relação a coluna.

Há também aparelhos intra-orais e os externos como o CPAP.

Higiene do Sono

Insônia

Hábitos para implementar a higiene do sono e ter uma qualidade de sono melhor:

Durma em um quarto totalmente escuro. Use blackout na janela. Luzes de ar-condicionado ou de relógio desligadas. Assim sua melatonina será maior favorecendo seu sono e evitando insônia e o sono excessivo no dia seguinte.

Evite usar telas 2 horas antes de dormir. Nada de usar computador, celular ou televisão. Seu sono agradece.

Evite dormir pensando em notícias ruim que você leu ou te contaram.

Nosso sono será melhor se dormirmos com uma temperatura agradável, algo em torno de 20-21 graus.

Durma em quarto silencioso.

Semana do Sono 2022

Até o dia 24 de março de 2022 acontece a Semana do Sono 2022, com uma série de eventos sobre consequências de noites bem e mal-dormidas.

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